Diocese de Colatina sai às ruas em protesto pelo Rio Doce

RIO DOCE

Grupo seguiu vestido de preto pelo Centro da cidade e rezou pelo rio.
A ideia, segundo o bispo, é repetir o ato pelos próximos 10 anos

Com faixas e cartazes erguidos, a Diocese de Colatina, Noroeste do Espírito Santo, saiu em protesto pelo Rio Doce, na manhã desta quinta-feira (24). O grupo seguiu vestido de preto pelo Centro da cidade e, em frente à Catedral de Colatina, rezou pelo rio.

O rompimento de uma barragem de rejeitos de minério aconteceu no dia 5 de novembro e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central de Minas Gerais, atingindo o rio tanto no estado mineiro quanto no Espírito Santo.

“A água é vida e sem vida todos nós sofremos. Então, nós tivemos uma reunião nesta semana, com cinco dioceses que foram afetadas, que pertencem à Bacia do rio Doce. E nós estamos trabalhando juntos também com caritas diocesanas e com o mabe para acompanharmos essa tragédia”, falou o bispo Dom Joaquim Wladimir.

Mais de um mês após o rompimento da barragem, a água do rio ainda não voltou à coloração normal. Para evitar que a tragédia caia no esquecimento, a Diocese já marcou outra manifestação para 2016. A ideia, segundo o bispo, é repetir o ato pelos próximos 10 anos.

“Nós pretendemos acompanhar essa revitalização, apoiarmos os comitês, para que ela, realmente, aconteça”, destacou.

 

http://g1.globo.com/espirito-santo/desastre-ambiental-no-rio-doce/noticia/2015/12/diocese-de-colatina-sai-ruas-em-protesto-pelo-rio-doce.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *